Plantar com capricho é tema de Dia de Campo Feminino

segunda-feira, Outubro 13, 2014

         Plantar com capricho. Foi com esse tema que o Dia de Campo Feminino Castrolanda, realizado no dia 9 de outubro, reuniu mais de 70 mulheres no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro. O evento, promovido pelo grupo Mulheres Cooperativas, da Cooperativa Castrolanda com o apoio da MacPonta Agro, está na segunda edição e tem como objetivo estimular o envolvimento da mulher na atividade agrícola.

         A recepção foi feita com um café da manhã e abertura oficial. O presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, deu as boas-vindas às participantes e ressaltou a importância da participação da mulher na agricultura. O diretor da MacPonta Agro, José Divalsir Gondaski – Ferruge, enfatizou o papel decisivo da mulher na atividade agrícola e a parceria permanente da concessionária em iniciativas como o Dia de Campo Feminino Castrolanda. “A mulher faz parte da atividade agrícola e, cada vez mais, sua participação é fundamental para o crescimento da agricultura”, ressalta.

 

 

        Em seguida, o engenheiro agrônomo Geraldo Morsink ministrou a palestra ‘Plantar com capricho’, que abordou os pontos cruciais para um plantio de sucesso. “O tema ‘Plantar com capricho’ tem tudo a ver com a mulher, que normalmente é mais detalhista e cuidadosa. E o plantio é o primeiro passo para uma lavoura de resultados”, disse. As participantes aproveitaram a presença do engenheiro agrônomo para esclarecer dúvidas e conhecer as melhores técnicas para um plantio de qualidade.

        Após a palestra, a agricultora Danielle Carneiro Guzzo deu um emocionante depoimento sobre a sua história profissional. A jovem ingressou na área após o trágico falecimento de seu pai. Apesar da falta de conhecimento e da inexperiência, a força de vontade de Danielle a fez superar as dificuldades e aprender todos os passos da produção agrícola. “Foi um testemunho de vida muito importante, porque é uma forma de fazer as mulheres pararem para analisar que isso pode acontecer com qualquer uma a qualquer momento”, destaca Emilia Bouwman, integrante do grupo Mulheres Cooperativistas e uma das organizadoras do evento. Ela acrescenta que um relato de vida como o de Danielle também tem um papel de conscientização e incentivo para que as mulheres tomem conhecimento das atividades da propriedade rural.

José Carlos Corrêa Filho, especialista em AMS e multiplicador de conhecimentos da MacPonta Agro, fez uma apresentação institucional sobre a empresa e detalhou os equipamentos John Deere às presentes.

 

 

         A produtora rural Jentje Petter esteve presente no Dia de Campo Feminino e avalia como excelente a iniciativa de realizar uma programação voltada para as mulheres. “A iniciativa das Mulheres Cooperativistas tem auxiliado muito a mulher a se integrar na propriedade. Lutamos tanto para termos um espaço e hoje temos a credibilidade do grupo. E vemos que muitas das iniciativas das Mulheres Cooperativistas foram adotadas pela cooperativa”, ressalta.

Para Jentje, que administra, planeja e acompanha o desenvolvimento da própria lavoura, a agricultura é uma atividade muito gratificante. “Os meus filhos fazem o plantio para mim, mas eu que toco a lavoura, que faço todo o planejamento e acompanhamento. A lavoura é muito gratificante. Você faz o plantio, vê a plantinha crescer, faz a colheita, comercializa, aí o ciclo se renova e você planta de novo...”, destaca.

       Irapuan da Silva, gerente da filial de Castro, destaca que o apoio da MacPonta Agro à iniciativa do grupo representa a importância da mulher para a concessionária. “Para nós, é uma ótima oportunidade poder repassar informações sobre os equipamentos e ter contato com esse grupo, pois hoje a mulher faz parte do agronegócio, participa das decisões do dia a dia da agricultura”, ressalta Irapuan. Ele destaca que nesse ano o evento foi ainda mais proveitoso, já que as participantes já dispunham de mais experiência e conhecimento no assunto.



Share