Silagem de Inverno é tema do 3º Dia de Campo

sexta-feira, Setembro 30, 2016

          O time de mulheres que participou do 3º Dia de Campo Feminino mostrou que entende de cultivo e que não mede esforços quando o assunto é aprender mais sobre a atividade agrícola. O evento acontece a cada dois anos e é uma iniciativa das Mulheres Cooperativistas, em parceria com a MacPonta Agro. Nesta edição, que aconteceu no dia 29 de setembro, o tema foi silagem de inverno e reuniu 40 mulheres. O principal objetivo do evento é levar conhecimento teórico e prático sobre o dia a dia no campo, a todas as participantes.

 

          O evento contou com uma parte teórica no período da manhã e uma parte prática durante a tarde. As palestras foram conduzidas por importantes figuras da agricultura, como o Engenheiro Agrônomo, Igor Quirrenbach, e a médica veterinária, Cristiane Azevedo. Já a abertura ficou por conta do Gerente Comercial da MacPonta Agro, Alexandre Maggioni, que destacou a importância da participação das mulheres no agronegócio e nas negociações rotineiras. “Para nós é motivo de grande orgulho fazer parte desse evento. Nossa equipe sempre busca transmitir o máximo de conhecimento sobre o campo a todas as participantes”, afirmou Maggioni.

 

          Dentre os assuntos tratados, Igor Quirrenbach falou sobre a dieta para vacas nesse período. “É importante criar uma dieta de lactação bem estruturada, com a silagem correta nas quantidades especificadas conforme o peso de cada animal”. Uma das falas mais motivantes da manhã, foi a do fazendeiro Albertus Frederik Wolters. Wolters apresentou todos os processos de produção que sua chácara possui, como atividade leiteria, silagem de milho e ordenha. “Uma coisa que acho importante ressaltar, é o avanço que as mulheres deram em relação ao trabalho no campo. Hoje, quem cuida da minha leiteria são, exclusivamente, mulheres”, destaca Wolters.

 

          Para encerrar a teoria, a médica veterinária Cristiane Azevedo falou sobre todas as fases da vida do animal. “Não são somente os primeiros dias de vida da vaca que são importantes. Se você descuidar um pouquinho, ela pode pegar uma infecção ou bactéria, que pode acabar com sua vida”, diz a veterinária. O tema despertou o interesse das mulheres e a interação e participação delas marcaram todo o dia do evento. “Os assuntos abordados na parte da manhã conseguiram superar nossas expectativas e aguçaram mais ainda nosso interesse, vivendo o dia a dia das máquinas no campo. Com certeza é um evento que está cada vez mais próximo de nós mulheres”, relata uma das organizadoras do Dia de Campo, Aline de Boer.

 

         Após o almoço, dois ônibus levaram as mulheres para praticar tudo o que haviam aprendido de manhã. Na Fazenda da Onça, conduzidas pelo Engenheiro Igor, elas puderam acompanhar uma colheita de aveia como método de aprendizagem. Quem fez esse trabalho foi a forrageira 7350 da John Deere.

 

         Em seguida, bastante empolgadas, elas seguiram para a Chácara Tina, propriedade de Wolters, onde a veterinária Cristiane as aguardava para mostrar na prática tudo o que foi apresentado de manhã. “É importante elas saberem como se armazena o colostro, alimento que os bezerros consomem no primeiro dia de vida, e também a melhor forma de organizar o ambiente e as vacinas desses animais”, relata a veterinária. Para finalizar, as mulheres foram até o local onde se armazena a silagem. Lá, o zootecnista Jorge Henrique Carneiro mostrou a todas qual a maneira correta de realizar o corte e armazenamento do silo.

 

          Para fechar o dia, as mulheres participaram de um delicioso café na Colônia Castrolanda. “Adorei este dia! Não temos leiteria, mas conhecer sobre pastagem, silagem e conhecer a estrutura leiteira do Sr Wolters, foi surpreendente. Pra mim foi o melhor dia de campo dos que já aconteceram”, conta Elizabeth Rolim, que participou do evento. Para ela, a participação da MacPonta Agro agregou ainda mais conhecimento para as mulheres, assim como os palestrantes em suas apresentações. “Sai achando que era expert em pastagem e cuidado com as terneiras. Quanto à equipe da MacPonta Agro, é surpreendente a atenção com a apresentação dos maquinários”, diz.

 

 

O evento:

 

         Durante todas as edições, o evento foi dedicado somente pra mulheres que fazem parte da Cooperativa Castrolanda. Porém, para a próxima edição, as Mulheres Cooperativistas estão estudando a possibilidade de abrir inscrições para todas que tiverem interesse. Esse ano, a Dia de Campo Feminino contou com a participação especial de um grupo de mulheres de Piraí do Sul.Este formato exclusivo para mulheres tem mostrado e valorizado a importância delas nas propriedades rurais. Ainda mais esse ano com um tema que pode abranger todas as áreas, desde o plantio das forragens até a nutrição animal”, conclui Aline de Boer.

 

 

 

 



Share