Agricultura de precisão é destaque em Feira

quarta-feira, Outubro 20, 2010

As ferramentas da agricultura de precisão, especialmente o Sistema AMS, desenvolvido pela John Deere, ganharam destaque na Feira de Ciências do Colégio Agrícola Augusto Ribas, anexo à Universidade Estadual de Ponta Grossa, realizada durante o dia de ontem. Um grupo de alunos de segundo ano do curso de Técnico em Agropecuária expos instrumentos e equipamentos e detalhou as vantagens e benefícios que a agricultura de precisão traz para a lavoura.

“Procuramos mostrar os objetivos da agricultura de precisão, que resultam na economia para o produtor rural”, assinala o estudante Douglas Biscarra, de 16 anos. Aplicar fertilizantes e insumos no lugar e na quantidade exatos são alguns dos benefícios que as ferramentas de agricultura de precisão fornecem ao agricultor. A redução das sobreposições de aplicações tem como conseqüência a diminuição da quantidade de combustível consumido, menor volume de insumo ‘desperdiçado’ e a otimização do rendimento operacional.

A escolha pelo tema agricultura de precisão foi motivada por uma visita técnica realizada pelos estudantes no mês de julho à Macponta. O grupo foi recepcionado pela equipe de gerentes da concessionária, que repassaram informações teóricas e práticas sobre as soluções em gerenciamento agrícola.

A Feira de Ciências reúne as oito turmas dos 1º, 2º e 3º anos do Colégio Agrícola Augusto Ribas. No total, foram expostos cerca de 30 trabalhos, envolvendo áreas como mata ciliar, aterro sanitário, eqüinos, bovinocultura de leite, produção de queijo, plantas medicinais e incubação de ovos, além de agricultura de precisão. “O objetivo a Feira de Ciências é a integração do colégio e dos alunos com a comunidade, porque convidamos diversas outras escolas para conhecer os trabalhos expostos”, assinala a professora Heloísa Giovanetti, coordenadora do curso de Técnico em Agropecuária e do evento.



Share