Saiba mais sobre o Mapa de Produtividade

quarta-feira, Julho 12, 2017

           Um dos maiores desafios do homem do campo é identificar os locais em sua propriedade onde há baixa eficiência, e torna-lo útil na hora da colheita. Com o Mapa de Produtividade, muitos agricultores vêm aumentando sua produção e minimizando as perdas na lavoura. O sistema, que vem acoplado às colheitadeiras John Deere, faz uma análise completa da produção.

           José Carlos Corrêa Filho, Especialista em Agricultura de Precisão da MacPonta Agro, explica que o mapa faz o registro de informações durante a colheita. “Ele é uma forma de fazer um diagnóstico de determinado talhão, mostrando através de mapas e gráficos, as áreas menos produtivas, e mais produtivas”, explica o especialista.  Com isso, o agricultor adquire informações mais precisas na hora de tomar decisões, sendo mais assertivo na resolução do problema de produção.

           O Mapa de Produtividade é obtido a partir de um software de agricultura de precisão, o Apex, que processa as informações coletadas no campo. “É um sistema extremamente importante para o agricultor. Com ele, podemos gerenciar as informações e identificar os pontos fortes e fracos de cada talhão, aumentando assim a produtividade”, pontua o especialista.

           O serviço de coleta e geração dos mapas é oferecido pela MacPonta Agro, que transfere as informações para o Apex e apresenta o resultado impresso ao produtor. “Fazemos todo o trabalho de manipulação dos dados que o sistema de Agricultura de Precisão fornece, criando esse mapa e apresentando ao cliente”, afirma José Carlos.

           Caso prefira, o produtor pode adquirir o software e fazer a coleta dos dados. Para isso, a MacPonta Agro também conta com um treinamento avançado a respeito do Apex, que ensina tudo o que o operador e/ou produtor precisa saber para utilizar a ferramenta. “O treinamento prepara e ensina a identificar esses dados a partir do software, para que ele possa fazer tudo sozinho, em sua propriedade”, destaca o especialista.

           E nada como quem trabalha com essa ferramenta há 6 anos para explicar, na prática, a eficiência dos mapas. “É um sistema muito útil, ajuda a identificar os locais onde temos baixa produtividade. Utilizamos para fazer a conferência e retirada dos resultados, processo realizado anualmente”, explica Alisson Jose Fornari, agrônomo responsável pela Fazenda Paiquere, do produtor Lúcio Miranda.

           Toda safra da fazenda é realizada com o mapa de produtividade. Alisson é agrônomo na fazenda há 15 anos, e contou com a ajuda do Especialista da concessionária, para aprender a lidar com o software. “Na época a MacPonta Agro não tinha os treinamentos de hoje, então eu contei com a ajuda do José Carlos para a compilar os dados no Apex. Hoje em dia fica mais fácil com o treinamento”, destaca o agrônomo.

           E você, agricultor que deseja obter os serviços da MacPonta Agro para a geração do seu Mapa de Produtividade, pode ligar para (42)3239-6500. Ou, se preferir participar de um treinamento sobre Apex, acesse: http://intranet.macponta.com.br:8082/extranet/treinamentos

 

 



Share