I Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água

quarta-feira, Fevereiro 10, 2016

                  No dia 19 de fevereiro, sexta-feira, os produtores rurais da região de Guarapuava poderão participar do I Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água. O evento é uma iniciativa da Cooperativa Agrária e conta com o patrocínio da MacPonta Agro, Adama, Agroceres, Sindicato Rural e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Segundo um dos idealizadores e coordenador da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), Leandro Bren, o objetivo do Rally é a conscientização sobre o cuidado com o ambiente. “Queremos difundir as boas práticas sobre o uso e a conservação do solo e da água por meio de aventura e provas”, explica.

 

 

                      Durante a competição, o produtor da região realizará provas que focam na conservação do solo, ao mesmo tempo em que permitem o aumento da produtividade no campo. Para o gerente da MacPonta Agro em Guarapuava, Carlos Guarese, a discussão do tema é bastante pertinente. “Sabemos que o tema é de extrema importância para a continuidade da atividade agrícola aqui na região, que é referência em diversas culturas. Temos certeza que o cuidado com o uso e a conservação do ambiente está presente na rotina dos produtores da região e queremos reforçar a importância disso”.

 

                        O assunto será abordado durante todo o percurso do Rally, que conta com mais de 100 quilômetros de estradas não pavimentadas e passa por diversas propriedades da região. No total, serão 40 carros participantes, com uma equipe de quatro pessoas em cada veículo. Será permitido o uso de equipamentos de navegação como odômetro do carro, calculadora e smartphone com aplicativo para auxiliar o cálculo de tempo e distância durante todo o percurso.

 

            Ao longo do caminho das provas, cada uma das empresas patrocinadoras terá a oportunidade de demonstrar seus produtos em uma parada que os produtores farão em diferentes propriedades. A estação da MacPonta Agro será na Fazenda Casa Verde, de propriedade do cliente Helmut Milla. Nessa etapa as provas serão direcionadas para os equipamentos John Deere. “Nosso objetivo é apresentar os recursos disponíveis nas máquinas John Deere para conservação e uso correto dos solos, se tratando de mecanização. Sempre incentivando o uso consciente dos recursos naturais, a John Deere desenvolve seus equipamentos baseando-se em pilares como sustentabilidade e otimização”, explica José Carlos Corrêa Filho, especialista em AMS da MacPonta Agro e um dos palestrantes do evento.

 

                        Já na estação da Cooperativa Agrária, o tema discutido será de compactação dos solos e escorrimento superficial da água. “Vamos abordar a forma de se avaliar a compactação do solo, que pode representar perdas de até 40% em produtividade ao agricultor”, ressalta o pesquisador da FAPA, Étore Reynaldo. Na estação das sementes Agroceres, os participantes poderão saber mais sobre o impacto das sementes no aumento de produtividade da lavoura. “Somos parceiros do agricultor na busca do equilíbrio entre produtividade e conservação do solo. As pesquisas indicam que o rodízio do milho com a soja, técnica muito usada no Brasil, aumenta o desempenho nas lavouras. Além disso, esse rodízio equilibra as condições do solo, permitindo que seu uso seja feito de forma mais racional e sustentável ao longo do tempo”, destaca o representante comercial da Agroceres, Fernando Mayrer.

 

                O Rally é um evento direcionado a cooperados da Agrária e sócios do Sindicato Rural de Guarapuava. As inscrições são limitadas e podem ser feitas na Cooperativa Agrária (pelo telefone 42 3625-8035) e no Sindicato Rural de Guarapuava (pelo telefone 42 3623-1115). Para realizar a inscrição, o produtor deve fazer uma doação de 10 quilos de alimentos que serão destinados a uma instituição de caridade da cidade. 



Share