Projeto 'Horta em vasos' distribui mudas

domingo, Setembro 29, 2013

       A Macponta, concessionário John Deere para os Campos Gerais, levou, ao programa Campos Gerais Cidadão, realizado no sábado de 22 de setembro pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, a proposta de utilizar pequenos espaços para o cultivo de hortaliças. Um grupo de voluntários da empresa, formado por profissionais das áreas de Vendas, Peças, Serviços e Administrativo, tanto da Matriz, em Ponta Grossa, como das filiais de Castro e Irati, elaboraram o projeto e apresentaram à população.

 

 

        "Trouxemos a idéia de que não é preciso grandes espaços para termos algumas hortaliças em casa. Mesmo quem mora em apartamento pode ter um vaso com cheiro verde e temperos", conta um dos idealizadores do projeto, José Carlos Correa Filho. "Até mesmo algumas verduras como alface e rúcula é possível cultivar em vasos", acrescenta o jardineiro Carlos Becker Sobrinho, co-autor do projeto 'Horta em Vasos'. Para simbolizar a ação, a Macponta fez a distribuição de mais de 1 mil mudas de salsinha e cebolinha a quem passou pelo evento.

 

 

        O programa Campos Gerais Cidadão ofereceu cerca de 30 serviços, realizados por 200 voluntários e que resultaram em mais de 10 mil atendimentos durante um sábado inteiro. A iniciativa aconteceu das 10 às 17 horas, no Parque Ambiental Governador Manoel Ribas, em Ponta Grossa, e visa promover o exercício da cidadania através da prestação de serviços gratuitos e a disseminação de informações importantes para a comunidade, foi um presente dos integrantes da entidade à população pelo aniversário da cidade, comemorado no dia 15 de setembro. A ação foi coordenada por Ney da Nóbrega Ribas, presidente do CPCE, Rayana Kedrovski, articuladora regional do Conselho, e Nadja Marques, assessora de Comunicação da Heineken.

         Durante todo o dia, a comunidade teve acesso gratuito a serviços como corte de cabelo, aferição da pressão arterial, exames médicos, teste de glicemia, orientação para a saúde bucal e avaliação odontológica, atendimento do INSS, Agência do Trabalhador, orientação sobre a tarifa social, economia de energia e água, encaminhamento para vagas de emprego, divulgação de cursos de qualificação e distribuição de cursos gratuitos. As questões ambientais também receberam atenção especial com orientação sobre reciclagem de lixo domiciliar, alerta sobre a dengue, atendimento veterinário e a proposta de horta em vasos, com distribuição gratuita de mudas de cheiro verde. Para as crianças, um espaço foi especialmente preparado com brinquedos infláveis e contação de histórias através de personagens. Ao todo foram 30 serviços que incluíram ainda orientação jurídica e consumo responsável de bebidas alcoólicas.

 

 

 

"Se eu pudesse resumir numa frase o que foi o evento eu diria que 'foi a semente do voluntariado que eclodiu no coração dos ponta-grossenses. Foi o início de uma nova fase, de interagirmos enquanto empresas, enquanto comunidade, enquanto sociedade. E, o mais importante, com união, integração e boa-vontade", garante Ney da Nóbrega Ribas. "Estou muito feliz. O resultado do evento foi muito bom. Dava para ver o brilho nos olhos das pessoas, tanto de quem estava buscando os serviços, quanto de quem estava trabalhando", acrescenta, ao destacar que foram realizados entre 10 mil e 12 mil atendimentos.

 

        Para Nadja Marques, o resultado do evento mostra a força do trabalho do Conselho, cujo foco é o desenvolvimento da comunidade através da responsabilidade social. "Esse foi um primeiro passo, mas mostra nossa força como grupo, como entidade. E, a partir desse momento, certamente surgirão outras oportunidades e outros formatos para que cada vez mais o CPCE não fique apenas nas ideias, mas chegue às ações, não apenas em Ponta Grossa, mas em outros municípios dos Campos Gerais", avalia.

 

 

 

Além dos serviços prestados, durante todo o dia, no palco montado para o evento, foram realizadas apresentações artísticas e culturais, como da Banda Lyra dos Campos, Banda Marcial do Colégio Sagrado Coração de Jesus, CTGs Rancho Alegrete e Porteira dos Municípios, além da Banda da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

 

 

 

Quem é o CPCE

       A regional Campos Gerais do CPCE é composta pelas seguintes entidades: Associação das Entidades, ABC Projetos, Banco do Brasil, BRF Brasil Foods, CCR RodoNorte, Cebrac, Cescage, Colégio Sagrada Família, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Sepam, Consaúde, Copel, Correios, Crea, Fateb, Forquim Eletromecânica, Grupo Hübner, Heineken Brasil, Hotel Planalto, Instituto GRPCom Macponta, Masisa do Brasil, OAB Ponta Grossa, Pincéis Tigre, Prefeitura de Ponta Grossa, Sindimadeira, Sindimetal, Sindipan, Tetra Pak, Transportadora Primo, UEPG, Unimed Ponta Grossa, UTFPR e Village Hotel.

Já os parceiros para a realização do evento, além das empresas integrantes do CPCE, foram INSS, Agência do Trabalhador, RH Nossa, Grupo Escoteiro Princesa dos Campos, JOB Recursos Humanos e Serviços Temporários, Sanepar, Senac, 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), Casa da Indústria, Laboratório Oscar Pereira, Sesc e Viação Campos Gerais.



Share