Agricultores holandeses visitam Macponta

quinta-feira, Agosto 2, 2012
A Macponta Máquinas Agrícolas Pontagrossense Ltda., concessionária John Deere para Ponta Grossa e região, recebeu a visita, no final da tarde desta quarta-feira, de um grupo de 34 agricultores holandeses. Eles foram recepcionados pelo supervisor de Vendas, Alyson Gondaski, que os conduziu por uma visita às instalações e fez uma apresentação sobre a concessionária, que hoje se consolida como uma das maiores revendas John Deere do mundo.

Os produtores, provenientes de todas as regiões da Holanda, integram a Agro Reizen, organização que reúne agricultores e pecuaristas aposentados ou em atividade. A visita à Macponta faz parte de um programa de intercâmbio cultural que tem como objetivo proporcionar um contato direto com a realidade do agronegócio brasileiro. “Quero saber qual é a influência do Brasil no mercado exterior. Como europeus, temos medo do Brasil porque o País ainda pode expandir sua fronteira agrícola, além de ser um balizador dos preços dos produtos”, aponta Peter Geven. E ele justifica: “o Brasil domina 25% da soja produzida no mundo, além de produzir biodiesel e etanol”, acrescenta.

 

 

O caráter moderno e inovador da Macponta foi elemento decisivo para a escolha da concessionária como ponto de visita do grupo. “É importante percebermos que, mesmo provenientes de um país desenvolvido, os produtores holandeses afirmam encontrar na Macponta algo semelhante e mesmo superior a muitas empresas de máquinas agrícolas de seu país de origem”, assinala Gondaski. Para ele, o programa de recepção de grupos estrangeiros mostra a atenção da concessionária ao relacionamento com a comunidade externa. “É uma troca de experiências muito significativa. Assim como somos referência para fornecer informações sobre a agricultura na nossa região, tomamos conhecimento da realidade do setor em outras partes do mundo”, acrescenta.

 

 

Para Gerrit Herrema, que reside distante cerca de 200 quilômetros de Amsterdã, as características que mais lhe chamaram a atenção na concessionária são a limpeza, organização e profissionalismo. “Poderíamos vir aqui, todos os dias, com roupas de domingo e andar por tudo, porque é tudo muito limpo”, brinca. “Ou a empresa trabalha com um excedente de pessoal para ser tão organizada ou realmente vende muitos tratores”, diverte-se Nagel Adrianus.
O roteiro de visita do grupo teve início no dia 4 de novembro, com passagens por Foz do Iguaçu, Castrolanda, Carambeí, Macponta e Holambra, aí segue para Rio de Janeiro e São Paulo. O retorno à Holanda acontece dia 18 deste mês.


Share