Alunos de Agropecuária visitam a Macponta

sábado, Outubro 15, 2011

        Conhecer o que há de mais moderno em termos de equipamentos agrícolas. Esse foi o objetivo da visita realizada pelos alunos do 2º ano do curso técnico em Agropecuária do Colégio Estadual Agrícola Augusto Ribas à Macponta na manhã desta segunda-feira, dia 12. Os 25 estudantes foram recepcionados pelo gerente comercial da concessionária, Marcelo Macedo Gonçalves, que fez uma explanação sobre a tecnologia aplicada pela John Deere em seus equipamentos agrícolas.

        “Foi uma das melhores visitas técnicas que já fizemos. A explicação foi bastante clara e pudemos conhecer equipamentos de alta tecnologia. Seria ótimo se tivéssemos a oportunidade de fazer mais visitas como essa”, assinala a estudante Karoline Vintureli Felício, de 15 anos.

       Para Bruno Giordani Rodrigues, de 16 anos, as saídas técnicas possibilitam aplicar na prática assuntos estudados em sala de aula. “Colocamos em prática o que vimos em sala de aula, na teoria. Mas com o diferencial de que aqui temos acesso à tecnologia mais avançada”, avalia, ao acrescentar que o curso é em tempo integral, somando dez aulas diárias. “Com as saídas, podemos ter mais noção na prática”, reforça.

       José Elias Adamovicz, professor da disciplina de Mecanização Agrícola e responsável pela organização da visita, ressalta que as saídas técnicas tem como objetivo aproximar o aluno da realidade prática. “Nas visitas, os estudantes se interessam bastante e querem se envolver mais com o assunto. As saídas estimulam o desenvolvimento, porque eles podem ter contato prático com o que estão estudando. É uma visão materializada da disciplina”, assinala. Adamovicz acrescenta que a Macponta apresenta equipamentos de alta performance e com a tecnologia mais avançada disponível no mercado. “A plantadeira, por exemplo, que nós conhecemos, é praticamente um lançamento de mercado”, avalia.

       A visita é composta por uma parte teórica, com cerca de duas horas de duração, onde o gerente comercial da Macponta apresenta os principais aspectos técnicos de colheitadeiras, tratores e plantadeiras. Em seguida, o grupo parte para a visita prática, onde conhece os equipamentos em detalhes. “Abordamos a parte técnica das máquinas. Partimos, por exemplo, do conceito da colheitadeira, explicando todos os elementos que a compõem e o que é mais importante para a produção agrícola. Vamos das colheitadeiras convencionais até as máquinas STS, que agregam a tecnologia mais avançada do mercado”, esclarece Gonçalves, ao lembrar que o sistema de rotor das máquinas STS permite maior capacidade de colheita.

      Segundo Gonçalves, o mundo da escola é eminentemente teórico. As visitas técnicas permitem ao estudante um contato com o mundo real com o qual ele vai trabalhar. “É uma possibilidade de contato real com o mercado. É abrir uma janela e dar uma olhada no real. E, para a Macponta, é muito importante participar e dar essa contribuição para a formação deles”, aponta.

       Esta foi a terceira visita técnica recebida pela concessionária John Deere nas duas últimas semanas. Outros dois grupos do curso Técnico em Agropecuária visitaram a Macponta, respectivamente, na quinta-feira, dia 8 de julho, e na segunda-feira, dia 28 de junho. Ao todo, cerca de 80 alunos das três turmas participaram da visita à Macponta.



Share