MacPonta Agro é reconhecida pela John Deere por alcançar a Consolidação na Fase 3 em Agricultura de Precisão

segunda-feira, Novembro 30, 2020

Processo visa a geração de valor ao cliente através de máquinas conectadas no campo

Aumentar a rentabilidade do cliente no campo com uso das tecnologias disponíveis é a missão do Centro de Suporte a Operação (CSO) da MacPonta Agro. O acompanhamento do desempenho nas lavouras e a proposta de soluções através de máquinas conectadas é uma das maneiras de alcançar este objetivo.

Buscando isto, a empresa concluiu a Fase 3 do projeto de Agricultura de Precisão da John Deere, possuindo mais de 94% das máquinas enviando informações ao CSO e acompanhamento de operações conectadas em 20% dos hectares produtivos em seu território de atuação.

A Fase 3 buscava levar a automatização da conectividade às máquinas, através da tecnologia JDLink™ fornecida pela John Deere. Para isso, algumas estratégias foram adotadas pela MacPonta Agro a fim de incentivar o uso da ferramenta. “Fizemos uma política comercial atrativa para o cliente e buscamos trabalhar para aproximar esse cliente do uso da plataforma, desde o aplicativo até o painel de informações”, explica o Diretor Executivo da empresa, Alyson Gondaski.

Além do trabalho com o cliente, Alyson também destaca o esforço de preparação de toda a equipe da MacPonta Agro nesse processo. “Fomos atrás da capacitação do time técnico e comercial, para que possam cada vez mais entender a importância da informação e dos dados para a tomada de decisão do cliente. Buscamos fomentar essa questão, não só na venda do equipamento, mas também a discussão técnica sobre o impacto da decisão pautada na utilização de dados”, afirma.

Com as metas atingidas, a MacPonta Agro entra, agora, na introdução da Fase 4 de Agricultura de Precisão. O Gerente de Agricultura de Precisão da empresa, Roberto de Carli, explica que o principal objetivo agora é mostrar para o cliente como todo o investimento em conectividade se traduz em produtividade para a lavoura.  “O trabalho foi apontar para o cliente a importância de ter as máquinas conectadas. Agora planejamos mostrar o que o cliente ganha de benefício agronômico com isso”, aponta Roberto.

Um dos exemplos mais perceptíveis destes benefícios é o Expert Alerts, onde os alertas de erro são acompanhados em tempo real e permitem a identificação antecipada de falhas que podem resultar em quebras. Com isso é possível, remotamente, orientar o operador em ajustes e pequenas manutenções que reduzem o tempo de machinedown (máquina parada) e a necessidade de deslocamento do técnico para consertos.

Um dos principais desafios para a automatização e uso das tecnologias no campo é a conectividade. Com máquinas conectadas, o monitoramento em tempo real e o acompanhamento remoto da produção passam a ser possíveis, garantindo que produtores rurais e agrônomos tenham acesso a dados instantâneos que os ajudem a tomar as melhores decisões para ganhar em produtividade e disponibilidade na operação.

Mostrar os reais benefícios da conectividade das máquinas é o primeiro passo para que seja possível pensar a próxima fase planejada pela John Deere, a Fase 4. Nela, a MacPonta Agro pretende fornecer serviços que utilizem os dados para que o produtor tenha suporte em tempo real para tomada de decisões. “A ideia é dar suporte para que ele [produtor] possa ter ferramentas de análise e de tomada decisão. Nosso papel não é o de tomar a decisão pelo produtor, mas estar lá para ajustar a coleta de dados, alertar sobre eventuais problemas na operação, apontar o que também pode ser feito para que tenha mais sucesso nas suas escolhas e, eventualmente, ajudar ele a implementar isso através da máquina”, avalia Alyson.

A ideia é que, através do CSO e da geração de dados no campo, a empresa passe a fornecer uma forma de consultoria especializada em Agricultura de Precisão. Para isso, o setor está desenvolvendo um projeto que possa unir a tecnologia John Deere com as necessidades dos clientes nas regiões atendidas pela empresa. “Quando falamos em consultoria em Agricultura de Precisão, ela é muito específica. Vamos especializar um time nessa disciplina. Pretendemos construir um projeto bem robusto em termos de processos e pessoas, aprendizado, desenvolvimento e capacitação para que possamos entregar essa experiência do cliente de forma única”, afirma Roberto.

Conheça as soluções em conectividade no campo da John Deere. Procure nosso time de Agricultura de Precisão através do CSO.



Share