MacPonta Agro expande área para região de Guarapuava

domingo, Junho 14, 2015

              Com 20 anos de atuação no mercado de máquinas agrícolas, a MacPonta Agro consolida, em 2015, um dos seus projetos mais importantes: a concessionária John Deere expandiu sua área de atuação, passando, a partir do mês de abril, a atender também a região Central do Paraná. A empresa, que até então representava a bandeira John Deere somente nos Campos Gerais, adquiriu e irá incorporar a Paraná Sistemas Mecanizados, que representava a marca em 34 municípios, com a matriz em Guarapuava e lojas express em Prudentópolis e Quedas do Iguaçu (em construção). A incorporação representa crescimento aproximado de 70% em estrutura, equipe, área plantada atendida e carteira de clientes.

 

ççççç

              “Para nós essa conquista revela o reconhecimento da John Deere pela maneira de trabalhar da nossa empresa, seja na administração do negócio, no atendimento e satisfação do cliente, na força da representação da marca junto ao mercado e, até mesmo, na proposição de novos desafios”, afirma Alyson Gondaski, Gerente Geral de Negócios (GGN) da MacPonta Agro. “É um crescimento significativo e desafiador, porém temos convicção de que estamos preparados para suportá-lo, especialmente na perspectiva do cliente”, completa Alyson.

             Com a expansão, a área de abrangência da MacPonta Agro passa de 36 para 70 municípios do Paraná, saltando de 1,3 milhão de hectares plantados para 2,2 milhões. O número de lojas passa das atuais quatro, situadas em Ponta Grossa (matriz), Arapoti, Castro e Irati, para sete, incluindo as novas unidades de Guarapuava, Prudentópolis e Quedas do Iguaçu.

            O processo de transição entre a administração das duas empresas iniciou em 1º de abril, quando a MacPonta Agro passou a operar efetivamente na região de Guarapuava. Porém, as negociações estão em processo de finalização, o que ocorrerá com a assinatura do contrato de concessão entre a MacPonta Agro e a John Deere para atuação na região Central do Estado, já que a área de responsabilidade dos concessionários é regulada pela fábrica.

            O primeiro passo da etapa de transição foi tomar ciência de todas as atividades desenvolvidas, bem como dos processos adotados até então pela concessionária. Com esse diagnóstico em mãos, foi possível preparar um plano de ação e selecionar as melhores ferramentas para atuar na nova área e iniciar, efetivamente, a transição. “O nosso objetivo é levar as boas práticas que utilizamos aqui nos Campos Gerais para enriquecer ainda mais o trabalho na região Centro-Sul e também identificar as boas práticas já utilizadas em Guarapuava para que possamos somar. Vamos fortalecer nosso relacionamento com os clientes e teremos sempre à disposição uma equipe de serviços treinada, qualificada e dimensionada para atender toda frota de máquinas agrícolas da região, assim como já fazemos em Ponta Grossa, Arapoti, Castro e Irati”, destaca o diretor da MacPonta Agro, José Divalsir Gondaski (Ferruge).

           Assim como já ocorre com Arapoti, Castro e Irati, as novas unidades da empresa contarão com gerente que responderá pela unidade. Dessa forma, Carlos Guarese, que já atuava como gerente de Vendas de Guarapuava estará à frente da loja, assim como responderá por Quedas do Iguaçu. A loja de Prudentópolis, que oferece peças e serviços, terá à frente Paulo Gondaski, gerente da loja de Irati, devido à proximidade. Entretanto, o centro administrativo será concentrado na matriz, que conta com os gestores corporativos de cada setor. “Nossa gestão corporativa está lotada na matriz, porém precisa de braços nas diversas regiões para que o funcionamento seja adequado. Assim, nós temos o Renilson [João Renilson Vitcoski], gerente corporativo de Peças, por exemplo, mas contamos também o Gelton Moraes, gerente de Peças de Guarapuava. Isso acontece em todas as áreas”, explica Alyson.

 

Prioridade no atendimento ao cliente

           “O processo de incorporação é amplo e delicado, porém nossa prioridade, desde o dia 1º de abril, foi para que o cliente não sentisse o momento de transição, principalmente porque iniciamos a transição no momento final da safra. Ou seja, para que ele chegue a uma de nossas lojas e encontre as peças que precisa que tenhamos os técnicos disponíveis para atendê-lo durante a colheita e que não haja qualquer empecilho administrativo ou burocrático para que a solução seja entregue ao cliente. Nossa diretriz é trabalhamos para que o cliente seja perfeitamente atendido por toda a equipe”, defende o diretor da MacPonta Agro, José Divalsir Gondaski (Ferruge).

          A própria ampliação da área de atuação reforça o foco da empresa no atendimento ao cliente. “Uma empresa do porte da MacPonta Agro representa uma estrutura mais forte, com maior capacidade de atendimento, maior geração de conhecimento sobre a atividade agrícola e maior número de inovações trazidas pelos serviços da concessionária à região. Além desses fatores, para o cliente, uma empresa robusta e sólida representa estabilidade na atuação, o que gera mais segurança para quem está negociando com ela”, enfatiza Alyson Gondaski, Gerente Geral de Negócios.

 

GPV

 

             Na avaliação de Alyson, as vantagens comerciais para o cliente ao negociar com uma corporação maior incluem ainda maior capacidade de atendimento, maior conhecimento especializado, estoque de peças mais bem constituído e mão de obra altamente especializada e com maior disponibilidade. “Com uma estrutura maior, temos mais assistência técnica, conhecimento de soluções integradas, maior troca de experiências e disseminação de aprendizado dentro da organização, além de um estoque de peças significativamente maior”.

Foco no pós-vendas

             A máxima comercial do setor de máquinas agrícolas diz que a primeira venda é feita através da área de vendas. Porém, as próximas negociações só vão se efetivar se a empresa tiver um pós-vendas eficiente. E é com essa diretriz que a MacPonta Agro inicia sua atuação na região Central do Paraná: o foco absoluto em atendimento de qualidade, no começo, meio e fim da negociação, priorizando sempre a disponibilidade de peças e de técnicos qualificados e dimensionados para o atendimento a campo. “Nosso objetivo é oferecer assistência técnica de qualidade aos clientes, assim como já fazemos nos Campos Gerais, por isso o foco é no desenvolvimento do pós-vendas”, afirma o GGN. “Temos ciência de que a venda da máquina e o crescimento do negócio se dão em razão da qualidade e disponibilidade do pós-vendas, aliados a um produto de qualidade”, defende.

            Outro grande desafio é a inserção da cultura praticada na MacPonta Agro em uma nova empresa. “Precisamos trabalhar para inserir nossa cultura, nossa filosofia de trabalho e nossa transparência. Também queremos que, assim como acontece nos Campos Gerais, o foco seja mantido nas necessidades dos clientes e na tecnologia dos processos”, conclui Alyson.

 

Peças

 

MacPonta Agro e Grupo Gondaski

             Referência para a rede John Deere e para a implantação de projetos piloto da fábrica, a MacPonta Agro completa 20 anos em 2015 e é hoje uma das principais revendas da marca no País. A empresa foi fundada em 1995 por José Divalsir Gondaski, mais conhecido por Ferruge, que possui 35 anos de atuação no setor de máquinas agrícolas. 

             Com matriz sediada em Ponta Grossa, a empresa inaugurou sua primeira filial em 2001, em Castro. Em 2006, fundou sua terceira loja, passando a dispor de estrutura física para atendimento da região de Irati. A quarta unidade foi construída nos moldes da nova loja matriz, na cidade de Arapoti, em 2012. Com a incorporação da Paraná Equipamentos, a MacPonta Agro passa de quatro para sete lojas e situa-se entre as maiores concessionárias John Deere do País.

             A MacPonta Agro é a empresa que originou a formação do Grupo Gondaski, organização corporativa que reúne os empreendimentos da família Gondaski. Atualmente, além da MacPonta Agro, faz parte do a MacPonta Rental, locadora de veículos para a terceirização de frotas, e a MacPonta Caminhões, concessionária DAF para 225 municípios do Paraná, avaliada pela fábrica como concessionária modelo para toda o grupo Paccar (detentor da marca DAF, ao lado das também montadoras de caminhão Kenworth e Petterbilt).



Share