Macponta recebe agricultores holandeses

segunda-feira, Agosto 20, 2012
        Organização, limpeza e qualidade da estrutura e dos serviços prestados foram as características da Macponta que mais chamaram a atenção de Renze Bouthoorn e sua esposa Annelies Bouthoorn-Iwena. Eles estiveram nesta terça-feira na concessionária John Deere juntamente com um grupo formado por 31 agricultores holandeses que estão em viagem de turismo de agronegócios ao Brasil. O objetivo é fazer um intercâmbio cultural para conhecer um pouco sobre o agronegócio brasileiro.

          “É muito grande, muito organizado, muito limpo e muito dedicado. Visualmente, é uma estrutura muito boa. E vemos que ainda tem muito espaço que pode ser utilizado”, comenta Renze, que possui 200 hectares e trabalha com a produção de trigo, batata semente, beterraba doce (para produção de açúcar), semente de gramíneas e alfafa. Ele ressalta que, na Holanda, os produtores rurais podiam contar com apenas um importador. Agora, a estrutura das revendas está mudando e os agricultores holandeses terão seis concessionárias à disposição.

 

      “Tudo é novo, muito limpo, a assistência para o produtor é de primeira. E, nós, que nem clientes somos, também fomos muito bem atendidos”, acrescenta J.G Dees. Já G.C. Granneman destacou que, diferente do Brasil, na Holanda os equipamentos agrícolas são utilizados apenas uma vez ao ano, por cerca de 15 dias. “Temos apenas uma safra por ano. A colheita dura cerca de 15 dias”, explica. Ele avalia que a rentabilidade é maior no Brasil, já que o investimento passa a ser diluído em mais de uma safra.

        Durante a visita, o grupo assistiu a um vídeo sobre a empresa e conheceu in loco as suas instalações, desde o showroom até a oficina e a seção de peças. A estrutura moderna e inovadora da Macponta, que se configura como uma das maiores concessionárias John Deere do mundo – é fator preponderante para a escolha como ponto de parada do grupo.

 

       O roteiro de visitas do grupo de holandeses teve início na última quarta-feira, em São Paulo. Passou por Foz do Iguaçu na sexta-feira, onde conheceram as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu. Em seguida, o grupo foi a Guarapuava e depois a Carambeí. Também fazem parte do roteiro visita à Colônia Castrolanda, Holambra I e Rio de Janeiro.


Share